5 Dicas para cuidar do Coração

Segundo a OMS, doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral (AVC), provocam aproximadamente 17 milhões de mortes anualmente.
No Brasil, estima-se que estes números estão entre 300 e 400 mil mortes todos os anos.
Ter um estilo de vida saudável, dieta balanceada e evitar fatores de riscos são as principais medidas de prevenção!

Fique atento às dicas para cuidar desse órgão tão importante!

5 dicas para cuidar bem do seu Coração:

1- Alimente-se bem
É possível conciliar uma dieta com muito sabor e equilíbrio nutricional. Devemos consumir proteínas, aminoácidos, fibras, carboidratos, gorduras e ácidos graxos. O consumo de sal diário não deve ultrapassar 6g e de açúcar 25g.

2- Faça atividade física
Caminhar 1 hora por dia reduz os riscos para doenças cardiovasculares. Esportes ajudam a combater o estresse e deixar as pessoas mais felizes.

3- Consulte seu médico regularmente
Costumamos realizar check-ups cardíacos a partir dos 30 anos de idade, mas pessoas com histórico familiar ou fatores de risco podem começar antes. Seu médico lhe dirá quando iniciar e com qual freqüência deve repetir os exames.

4- Fatores de risco
Fumar, consumir drogas e álcool, ser sedentário, obeso, diabético ou hipertenso são fatores de risco que aumentam as chances de ter problemas cardíacos.

5- Atenção aos sintomas!
Nem sempre problemas do coração apresentam sinais. Por isso, devemos prestar atenção para dores ou sensações diferentes do habitual, como aperto no peito por mais de 20 minutos, desmaios, tontura, palpitações, falta de ar e dores nas pernas sem motivo aparente.

Faça um Comentário