Dúvidas Frequentes sobre Medicamentos Manipulados

Qual a diferença entre os medicamentos manipulados e industrializados?

Cada pessoa é única. O Medicamento Manipulado permite ao Medico prescrever exatamente de acordo com as necessidades do paciente, liberto dos padrões industriais de dosagem e quantidade.

Tem diferença nas matérias – primas utilizadas?

Os produtos utilizados na manipulação farmacêutica são os mesmos da indústria, com o benefício de o manipulado ser exclusivo para cada paciente, de acordo com a prescrição médica.

Em caso de dúvidas referente ao medicamento manipulado, quem me orientará?

O Farmacêutico é o profissional habilitado a dirimir essas dúvidas. solicite sempre sua orientação.

É obrigatória receita médica para manipulação de medicamentos?

Sim. Qualquer manipulação farmacêutica só é efetuada com a respectiva prescrição médica.

Utilizo medicamento controlado. Ele pode ser manipulado?

Sim, com a devida prescrição em receituário médico. Assim como nos medicamentos industrializados, em alguns casos, a receita pode ficar retida.

Caso não me adapte com o medicamento, como proceder?

Procure imediatamente o seu médico. O procedimento é válido também para medicamentos industrializados.

Devo guardar todos os medicamentos em geladeira?

Os medicamentos que devem ser guardados em refrigeração trazem essa recomendação no rótulo. Para os demais, local fresco, arejado e ao abrigo da luz solar. Todos os medicamentos devem ser mantidos fora do alcance de crianças.

Utilizo o mesmo medicamento há anos, posso solicitar a manipulação do mesmo?

Sim, desde que tenha a prescrição médica.

Por que às vezes meu medicamento vem com o número maior de cápsulas, flaconetes, gomas, etc. do que a quantidade que foi prescrita?

Algumas vezes o volume de dose prescrita pelo médico é maior do que a capacidade da cápsula ou de qualquer outra forma de ingestão, quando isso ocorre é necessário realizar a divisão das doses em mais de uma embalagem. Neste caso a farmácia sempre lhe dará a orientação sobre o uso do medicamento e caso ainda tenha dúvidas ou fique inseguro, solicite a atenção farmacêutica.

Nem sempre meu medicamento vem com a mesma cor de cápsula. Isso é normal?

Depende da situação, geralmente a farmácia opta por trabalhar apenas com um fornecedor para manter o padrão de cores e tamanhos, porém muitas vezes produtos entram em falta no mercado, sendo necessária a substituição. É importante saber que a cor da cápsula não interfere na qualidade do produto.

Meu medicamento nem sempre vem com a mesma coloração, tenho que me preocupar com isso?

Não, o segmento de manipulação trabalha com muitas matérias naturais e é comum ocorrer variação de cor no medicamento, a coloração pode variar devido à temperatura, região, etc., mas não há com o que se preocupar, toda matéria recebida vem com o laudo comprovando a eficácia do produto, além disso depois de recebida a matéria – prima segue para o setor de controle de qualidade onde passará por mais análises para a confirmação da eficácia.