L-FENILALANINA MANIPULADO

A L-Fenilalanina Manipulado é um aminoácido essencial, usado como suplemento dietético e também para aumentar a produção de neurotransmissores, no tratamento da depressão, e para melhorar a memória. Alguns relatos tem indicado que nutrição total parenteral dada a crianças doentes, recém nascidas bode ser associada com a hiperfenilalaninemia potencialmente perigosa e soluções para uso pediátrico com baixo conteúdo de fenilalanina têm sido desenvolvidas. A fenilalanina é metabolizada no fígado e concentrações aumentadas de fenilalanina pode indicar função hepática danificada.

Em um estudo duplo cego envolvendo 13 pacientes com desordem de déficit de atenção, a administração de fenilalanina em uma dose média diária de 587mg por 2 a 4 semanas produziu uma resposta terapêutica em 6, quando comparado a 2 do grupo placebo. Entretanto, todos os pacientes que tiveram uma resposta inicialmente vieram a desenvolver tolerância para o efeito terapêutico após 2 a 3 semanas do inicio do estudo.

Administração de 100mg por Kg de peso corporal por mês em conjunto com luz solar UVA apresentou resultados benéficos em mais do que 90% de 200 pacientes com vitiligo. Ótima repigmentação das maculas vitiliginosas foi notada em pacientes com a doença recentemente e tratamento prolongado ainda induziu repigmentação em casos de vitiligo antigo.

A repigmentação ocorreu em áreas ricas em folículos. A fenilalanina em doses maiores não influencia as concentrações séricas de tirosina (1).

Contra-indicações:
O tratamento com fenilalanina é contra-indicado em fenilcetonuria e gravidez (1).

Precauções:
Em paciente fenilcetonuricos é preciso limitar o uso deste aminoácido (1).

Faça um Comentário